Blog

Criança Celíaca: Os primeiros passos para uma boa relação
20 Mar

Criança Celíaca: Os primeiros passos para uma boa relação

 “Descobri recentemente que meu filho é celíaco”. Essa é uma frase muito comum de muitas mães por todo o Brasil que as vezes acabam “caindo de paraquedas” nesse novo mundo. Se você ainda não conhece a doença celíaca, ela é genética e mantém-se por toda vida, as vezes inativa ou ativa. No caso quando ativa começa a interferir no processo de digestão e absorção dos nutrientes para a corrente sanguínea quando alimentos com glúten são ingeridos. O que é muito grave.

 

Por esse motivo é preciso buscar por alimentos que não contém glúten. E não só isso, ter acompanhamento de médico e também de uma nutricionista, para uma equilibrada e saudável alimentação. Mas além das preocupações de rotina que vêem no pacote, a parte psicológica dos pais e das próprias crianças deve ser avaliada com muito cuidado e amor. Trouxemos algumas dicas para ajudar você como parente o mãe/pai nessa situação. 

 

  1. Para começar: Uma boa conversa

Transparência total é necessária em uma primeira conversa. A criança mesmo que pequena, deve entender o que está acontecendo com o seu corpinho, e que agora a sua rotina e alimentação serão diferentes. Mas lembre-se! Sempre mostre de forma positiva tudo isso que está acontecendo, de maneira que a criança entenda como isso é bom e trará benefícios para ela.

Não precisa de hora marcada para conversar.  A ideia é que todos da família e amigos entendam o que o seu filho está passando e consigam colaborar de forma positiva com isso, sem frases que o desmotivem. Saiba! Não será apenas uma conversa, serão meses ou até anos de orientações e aceitação.

 

  1. Torne sua casa um ambiente neutro

Os pais nesse momento devem ser cautelosos na hora de fazer a compra do mercado. Pois produtos com glúten não podem ficar de fácil acesso para as crianças. Ou, de preferência, que não os tenham em casa, para ajudar o filho a se sentir seguro e tranquilo dentro de casa. Outro ponto importante é cuidar com a contaminação cruzada de alimentos, que acontece quando o produto possui traços de trigo porém é considerado sem glúten.

 

  1. Recompense seu filho por seguir a dieta

Uma opção interessante para começar uma relação saudável entre a criança e seu novo hábito de vida é criar proposta de recompensas pequenas. Conforme ele se mantém na dieta, resiste a alimentos proibidos e consegue lhe dar melhor com a situação no dia-a-dia, será recompensado com diversão, passeios e o que mais for adequado para os pais e do seu interesse. Assim ele se sentirá motivado a continuar e verá como pode ser bom e vantajoso se manter na dieta, até ele alcançar uma maturidade para entender que vai além do “querer” ou “dever”.  Mas por hora ele deve mesmo somente se preocupar com o seu papel de criança que é se divertir, ter bons momentos em família, aprender e descobrir.

 

  1. Ofereça outras alternativas

Quando a vontade de comer uma guloseima ou até mesmo um simples pão com queijo e presunto chegar vai ser difícil. Mas seja forte e tente contornar a situação oferecendo produtos que possam substituir aquele que ele deseja no momento. Positividade, leveza e amor na hora de propor uma melhor opção alimentar é essencial. Quanto mais ele compreender toda sua relação com a ingestão do glúten e sintomas, mais terá consciência e responsabilidade para não burlar a dieta, mesmo quando não tiver perto dos pais ou familiares e amigos que sabem do seu caso.  

Importante! Destaque ao seu filho como é bom e satisfatório se sentir melhor, graças as comidas sem glúten que ele vem consumindo.

 

  1. Informe-se sobre o assunto

A lei federal 10.674, de 2003, obriga que a indústria alimentícia informe, no rótulo dos produtos, se eles “contêm glúten” ou “não contêm glúten”. Assim facilita para que você consiga verificar de primeira o que pode ou não trazer para casa. Mas é indicado que você leia atentamente o rótulo de cada produto e pesquise sobre as empresas/marcas que os produzem.

O Sabor não será igual ao de um produto tradicional, mas com a tecnologia e avanço de hoje, os celíacos ganham, a cada dia, alternativas gostosas e nutritivas, principalmente ao evitar a farinha de trigo. Muitas marcas já atendem com muito sabor e qualidade esse nicho de mercado.

 

  1. Pense em você e tenha equilíbrio.

Não se sobrecarregue com toda a situação. Compartilhar o seu momento com familiares e amigos, ou até um terapeuta, será muito bom para você refletir e contornar o que vem sentido como mãe ou pai. Mas cuidado! Se você se sobrecarregar de mais pode acabar se exaltando e levando esse sentimento de insatisfação para o seu filho. Sentimento de culpa ou pena são péssimos para o processo. A criança pode ser pôr em papel de vítima ou culpado, o que não é nada saudável para o seu desenvolvimento social.

 

Esperamos ter colaborado com essas pequenas e breves dicas. E lembre-se, tudo isso deve ser praticado com muito amor e carinho. Infelizmente hoje não há outras maneiras de contornar a intolerância ou restrição alimentar, se não por meio de uma mudança alimentar. Mas ficamos felizes em poder atender esse mercado, e levar produtos com qualidade e sabor para muitas famílias e crianças celíacas. Buscando novidades e parcerias para auxiliar no processo, com uma alimentação mais saudável e correta e uma vida sem privações de alegria e lazer.

 

Leia também:

- Café da Manhã mais que Saudável!

 

Mensagem de Natal BemNutrir 2017
19 Dez

Mensagem de Natal BemNutrir 2017

MENSAGEM DE NATAL

 

BEMNUTRIR, SUA MESAGEM DE NATAL 2017 COM TRES TESOUROS IMPORTATES EM NOSSA VIDA.

 

O Amor, Um Coração Puro e a Sabedoria.
Tudo isto nos leva a refletir sobre o Santo Natal.

O Natal, além de nos sensibilizarmos para o Amor, entre outras coisas, ainda nos faz lembrar Nascimento de Jesus e um Coração Puro da Criança. Mas toda criança um dia se torna adulta e depois idosa. A pessoa idosa nos faz lembrar a Experiência de Vida que por sua vez se transforma em Sabedoria.

A humanidade esta carente destes três tesouros muito importantes: É preciso resgatar o Amor, um Coração Puro e a Sabedoria, para que o mundo seja um lugar de paz.

A violência, a corrupção e as injustiças de toda ordem tem causado muito sofrimento às pessoas no mundo atual. Apesar de que tudo isto tem causado muita infelicidade, muitos teimam ainda endurecer seu coração e não dar ouvidos a estes três tesouros. 

Mais um Natal está chegando. O idoso representa a Sabedoria na Experiência de Vida que a humanidade acumulou depois tantos Natais de Cristianismo. Foram mais de dois mil anos pregando ao mundo a mensagem de Jesus Cristo, de que o amor é o único caminho que nos leva a paz.

A Criança além de representar o Jesus do Santo Natal, representa também Renovação.

Uma nova oportunidade de recomeço que a humanidade recebe de ir para o caminho certo, agora fazendo uso da Sabedoria adquirida através dos erros e acertos da Vida. Uma nova chance de corrigir os erros, começar de novo.

Para tanto, três tesouros nos são oferecidos. O amor, a Pureza de Coração e a Sabedoria.
Que tal aproveitarmos este três tesouros neste Natal e juntos transformarmos este mundo para melhor?

Quanto mais Pureza de Coração, muito mais Amor, Quanto mais Experiência de Vida, um Coração tanto mais Sábio, um mundo tanto mais Justo e muito mais Feliz. Enfim, a paz.

 Inspirados nestes três Tesouros que o Espirito do Santo Natal nos proporciona, nós a família BemNutrir, na pessoa de seus sócios familiares e de seus colaboradores, com humildade e um Carinho Especial, desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero ano de 2018,

Café da Manhã mais que Saudável !!
26 Set

Café da Manhã mais que Saudável !!

A BemNutrir é referencia há 9 anos em alimentos sem glúten e sem lactose

Oferecendo uma vida saudável com qualidade e segurança alimentar.

Ingredientes cuidadosamente selecionados e produto com toque caseiro que vai surpreender você.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O DELICIOSOS PRODUTOS BEMNUTRIR

 

 

 

 

 

 

Pagina 1 de 2

  Seja nosso revendedor

  Curta nosso Facebook

  Pesquisa BemNutrir

Você possui alguma restrição alimentar?